Fórum Emergencial USP Amazônia 2019

Alerta em Gaia: a Luta Planetária Pela Floresta

Menu

Skip to content
  • Início
  • Convidados
  • Ementa
  • Programação
  • Parcerias
  • Localização
  • Exposição Diálogos Híbridos

Parcerias

O Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, formado por diferentes especialidades nos campos das humanidades em geral, é um centro de referência acadêmica nos estudos da intolerância, da diversidade cultural e dos direitos humanos. Em conformidade com o saudável princípio da interdisciplinaridade, seus pesquisadores dedicam-se a temas como o direito à vida, às liberdades, ao construto cultural em suas diversidades, à assistência digna, ao bem viver e ao bem morar. A preocupação em estabelecer diálogo contínuo com saberes oriundos do vivido da população que habita diferentes regiões do país é uma constante em sua produção. Seus objetivos concentram-se nos estudos de fenômenos analisados por enfoques diferenciados envolvendo docentes das muitas Unidades da USP articulados em três frentes: 1) redefinição do campo conceitual dos debates sobre intolerância/tolerância numa nova abordagem – as diversidades – por ser esse conceito fundamentado epistemologicamente numa perspectiva interdisciplinar; 2) desenvolvimento de pesquisas relativas aos conflitos contemporâneos em espaços nacionais e internacionais e a necessidade de reconfiguração das estruturas político-jurídicas para abarcar as diferentes legitimidades decorrentes dos limites do direito instituído; 3) implantação dos estudos e pesquisas realizados no Diversitas ao Programa de Pós-Graduação – Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades criado pelos pesquisadores do Núcleo (http://diversitas.fflch.usp.br/expediente) . 


O núcleo vincula-se ao Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP) e estabelece uma instituição acadêmica situada na área multidisciplinar de Ciências Humanas, Comunicações, Artes, Estética, Computação, Educação, História e Literatura voltada para o desenvolvimento de estudos e pesquisas teóricas, a produção avançada de crítica conceitual acerca das linguagens digitais, e a realização de eventos telemáticos, instalações e performances artísticas.

O COLABOR busca estender o conceito de colaboratório, desenvolvido originariamente no campo das ciências, para a criação e co-criação contemporâneas, assim como aprofundar e contribuir para a reflexão teórica acerca destes processos colaborativos, que se tornam possíveis com as tecnologias de comunicação em rede.


O Colabirinto é um espaço criativo, uma ideia em construção, um coletivo. É um ateliê de criação, laboratório de estudo e galeria, é residência artística, possui curadoria independente e quer ser vitrine para novos artistas. Localizado no centro de São Paulo, foi criado em dezembro de 2018 por dois artistas, Moara Brasil e Vito Campilongo que se conheceram na ocupação Ouvidor 63. Após dois anos de experiência adquirida na maior ocupação cultural da América Latina os dois sentiram a necessidade de expandir o projeto. O espaço é um local aberto para novos artistas que não estão no circuito tradicional de artes em São Paulo e que trabalha com uma curadoria ArtVista. Cujo objetivo é facilitar o caminho dos artistas com um determinado público. Atualmente é composto pela museóloga paraense Barbara Xavier, pelos artistas Luís Só, Vito Campilongo, Pedro Rocha, as artistas Moara Brasil e Inaê Pataxó.
Local: Rua Francisca Miquelina, 118 – Bela Vista
Instagram: http://www.instagram.com/colabirinto
Facebook: http://www.facebook.com/colabirinto


O LEMARPE atua em projetos orientados aos recursos pesqueiros eque abordam o entendimento da ecologia de populações de vertebrados visando a conservação da biodiversidade (https://lemarpe.wixsite.com/lemarpe).


A Clínica de Direitos Humanos e Meio Ambiente, desenvolve pesquisação comênfase em Direitos socioambientais, integrando pesquisa, ensino e extensão voltados especialmente para a implementação das normas que protejam Direitos Humanos e Meio Ambiente na Amazônia, cerrado e Pantanal .


O Instituto de Capacitação e Pós-graduação – ICAP, atua na realização de cursos de extensão, capacitação e pós-graduação lato sensu, que privilegia a formação profissional nas suas especificidades, assegurando, desta forma, seu compromisso com a sociedade enquanto instituição de ensino.


Malvenier & Fiuza é uma sociedade de Advogados que atua propondo soluções de conflitos ambientais.

Proudly powered by WordPress | Theme: Illustratr by WordPress.com.